Rita Montez in http://visao.sapo.pt/
"Portugal é menos icónico do que os países famosos, mas oferece uma riqueza de oportunidades aos viajantes: aldeias de charme, comida excelente, música regional fascinante, oportunidades culturais, uma costa bonita e até surf de categoria mundial". O cartão de visita que surge no USA Today (o jornal que mais vende nos EUA, com uma circulação acima dos 1,6 milhões de exemplares diários) ilustra bem o charme que nos é atribuído. Desta vez, Portugal foi eleito pelos leitores de todo o mundo do jornal como o melhor destino da Europa em 2015 - tal como já havia sucedido em 2014. A votação foi uma das mais renhidas, mas ainda assim o País, "muitas vezes subestimado, tem toda a pompa para ser uma bonita cidade europeia", sublinha o jornal, deixando para trás destinos como Itália, Aústria e Alemanha, em segundo, terceiro e quarto lugares.
"Portugal, aparentemente, roubou os corações dos nossos leitores, assegurando o maior número de votos", refere o USA Today. As calçadas e os castelos medievais, as praias ensolaradas, uma cozinha deliciosa e a História por explorar são atributos que fazem de Portugal um destino de eleição. "Quer esteja a nadar nas águas azul-turquesa, bebericando um copo de porto num café da cidade do Porto ou ouvindo o lamento melancólico do fado em Lisboa, a beleza discreta de Portugal é óbvia."
Porto em alta
Numa outra votação, mas ainda no USA Today, o Porto surge em destaque ao ser considerado o melhor destino romântico por descobrir. Nesta votação, o jornal pediu a um painel de especialistas em turismo romântico para elegeram os 20 melhores destinos onde o romance não é um atributo famoso. A ideia era encontrar locais para fugas íntimas fora dos circuitos mais conhecidos. O resultado foi a eleição do Porto, à frente de Mackinac, nos EUA e Rothenburg ob der Tauber, na Alemanha. Para os especialistas, o vinho, a arquitetura medieval e o charme do Velho Mundo fazem da cidade o melhor destino do mundo para namorar.
Ler mais: http://visao.sapo.pt/portugal-o-melhor-da-europa-outra-vez=f827796#ixzz3j1iWT9cb